Sociedade

VACINAS PENTAVALENTE VOLTAM AOS POSTOS EM ROLÂNDIA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas Pentavalentes tiveram desabastecimento nacional após recolhimento de lotes deste imunobiológico pela ANVISA.

Esta situação ocasionou falta de vacina para quase 800 crianças em Rolândia até a presente data. Desta forma, a fim de organizar a demanda reprimida, todas as salas de vacina do município foram orientadas a ordenarem as crianças que não receberam a dose, em forma de lista, para posterior busca ativa. Hoje o município recebeu 500 doses de Pentavalente, o que corresponde a 63% da necessidade da vacina em relação a fila de espera. Sendo assim, conforme número de vacinas recebidas, serão enviadas doses referentes a 63% da necessidade para cada UBS.

Fica determinado que as UBS realizem busca ativa das crianças conforme ordem de entrada de cada uma na lista de espera. Recomendamos que estas vacinas sejam realizadas o mais rápido possível, pois não haverá reposição em caso de alteração da temperatura do refrigerador.

Estas doses foram recebidas pelo município em remessa extra, sendo previsto recebimento de mais Vacina Pentavalente na distribuição mensal de imunobiológicos pelo Ministério da Saúde, distribuição esta, programada para chegar no final de Janeiro na Seção de Insumos Estratégicos da 17ª Regional de Saúde.