Sociedade

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A APAE – Escola Caviúna todos os anos comemora essa semana sempre abordando temas escolhidos pela Federação das APAES, com os objetivos de divulgar a importância e o papel que as pessoas deficientes tem na sociedade, assim como seus direitos e deveres, como qualquer cidadão tem direito de ir e vir

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Portanto neste mês de agosto, em que acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. A ideia é envolver toda a sociedade, governo e toda a Rede Apaeana para uma reflexão conjunta sobre o assunto.

O tema deste ano será “Protagonismo Empodera e concretiza a Inclusão Social” e vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAEANA identifica esse tema como o vetor de mudanças no olhar para as pessoas com deficiência, sob a ética e os valores morais que dão concretude á existência humana.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla abordará aspectos como atividade física, inclusão no trabalho, vida sexual, direitos e educação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Importante ter o entendimento de protagonismo, conforma Jubram (2017).

      [....]   “ assumir as rédeas da evolução pessoal, buscar a autorrealização, dar um proposito à vida e fazer a diferença para o coletivo” (p.237).

Para essa autora a etimologia da palavra protagonismo em que consta agonistes, significa lutador, uma palavra que traduz evolução na experiência, uma necessidade básica da pessoa com deficiência. Presença, participação e ação.

Conforme Sassaki (2003, p. 34) [...] emponderamento (uso de poder pessoal para fazer escolhas, tomar decisões e assumir o controle da situação de cada um.

E o que dizer da Inclusão Social? Em documento do Ministério do Trabalho (2007, p. 18), consta;

                       A Inclusão Social é a palavra-chave a nortear todo o                 sistema e proteção institucional das pessoas com deficiência; no Brasil. Implica a ideia de que há um débito social secular a ser resgatado em face das pessoas com deficiência; a remoção de barreiras arquitetônicas e atitudinais acarreta a percepção de que os obstáculos culturais e físicos são opostos pelo conjunto da sociedade e excluem essa minoria do acesso a direitos fundamentais básicos.

Abordamos esse conceito para que possamos ampliar nossas ideias, assim como o repensar a pessoa com deficiência, seu lugar de direito na sociedade, e o papel da sociedade na remoção de barreiras e na construção de outras relações com essa pessoa.

 

Enfim devemos serem protagonistas, lutando para a eliminação de obstáculos, exclusão e ativando diferentes conquistas, em que liderem a autonomia, a cidadania, a ética, e o pertencimento, efetivando sua inclusão social.

A APAE de Rolândia nesta semana organizou uma semana diferente dos outros anos em virtude da Pandemia que estamos enfrentando. Esse trabalho será virtual. Sendo divulgado nos meios de comunicação jornais, Facebook, Whatsapp.

    Elaborado pela Diretora Pedagógica: Sueli  Festi Braga

Este texto foi elaborado em cima dos documentos enviados pela Federação das APAES.