Sociedade

Secretaria de Assistência Social orienta sobre credencial de estacionamento de idoso

O Governo do Estado do Paraná oferece a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas em vias públicas, válida em todo o país. Para fazer a impressão basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná. Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar e usar a credencial.

A Secretaria Municipal de Assistência Social divulga uma facilidade para o público com 60 anos ou mais. O Governo Digital é uma ferramenta de facilitação para o acesso dos cidadãos aos serviços do Governo do Paraná. A Credencial do Idoso está entre os mais de 3 mil serviços já disponibilizados no portal.

 

O Estatuto do Idoso, o Código Brasileiro de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que as pessoas que passaram dos 60 anos têm direito a vagas exclusivas em locais públicos e privados, como parques, ruas, shoppings, escolas, supermercados e outros estabelecimentos, empresas ou órgãos públicos. Para isso, é preciso ter a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas, na proporção de 5% das vagas totais do estacionamento e posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
 

Para ter acesso à plataforma do Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro. Mais informações AQUI.

Shopping