Cidades

Rolândia e região receberá patrulha rural

Por meio do trabalho do deputado estadual Cobra Repórter junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Ribeirão Cafezal (CIDREBAC), formado pelas cidades de Londrina, Cambé, Rolândia e Londrina vai receber uma patrulha rural que fará as obras de adequação, readequação, manutenção e melhorias em estradas rurais dos municípios.

O deputado Cobra Repórter foi responsável pela articulação da reativação do consórcio e pela inclusão da cidade de Cambé no mesmo. O anúncio da aquisição das máquinas foi feito pela SEAB nesta terça (23), já abriu licitação para aquisição de mais sete patrulhas, está investindo R$ 20,6 milhões na compra e uma delas virá para o CIDREBAC.

A patrulha rural é composta por dois caminhões de 10 metros cúbicos, um caminhão-comboio com capacidade de 5 mil litros, uma motoniveladora, um rolo compactador, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica. A previsão da chegada dessas máquinas nos Núcleos Regionais ocorrerá a partir da segunda quinzena de fevereiro, segundo a SEAB.

A manutenção de estradas rurais é uma das maiores demandas dos municípios, em especial neste período de chuvas intensas. Fica muito pesado para um município adquirir o conjunto de máquinas, mas em consórcio e com o apoio do Governo do Estado, fica mais fácil e ágil, reforçou Cobra Repórter.

Ainda de acordo com a SEAB, as máquinas serão repassadas aos consórcios por meio de termo de convênio com cláusula de cessão de uso por um período de dois anos. Os consórcios terão atribuições como contratação de pessoal administrativo, técnico e operacional além das despesas com transporte de máquinas, combustíveis, aquisição de tubos e manutenções, além de organizar reuniões junto aos moradores lindeiros a estrada.