Utilidade Pública

Norte do Paraná: onda de calor extrema pode registrar recordes de temperatura (até 39ºC)

A previsão é que no meio da semana a cidade de Rolândia marque a máxima de 39ºC

É bom se preparar bem, porque os dias de estiagem e praticamente sem chuva , seguirão e ainda trarão uma forte onda de calor. O alerta vem do instituto Metsul  Meteorologia, que informou hoje (28) um alerta para uma onda histórica de calor que atingirá o Brasil.

Algumas cidades do sul do Brasil que possuem uma temperatura mais amena, como a região norte do Paraná, poderão registrar até 40ºC, é o caso de Londrina. Já no centro-oeste e Sudeste (Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo) o termômetro poderá atingir ou se aproximar dos 45ºC.

O calor extremo não é só um incomodo pela sensação, mas pode trazer muitas consequências. Já que a massa de ar seco e quente cobre o país por várias semanas, e agora segundo o instituto se apresenta de forma extrema.

Para o Metsul o evento é alarmante pois “as anomalias de temperatura que são mostradas pelos modelos numéricos são absolutamente incomuns com desvios imensos” afirmou o instituto.  

Esse fenômeno trata-se de uma bolha gigante de ar quente ou Cúpula de calor, que significa que uma área de alta pressão gera movimentos na atmosfera com calor extremo e o tempo muito seco. Os dias sem chuva  e pouca umidade agrava a situação criando um mecanismo de retorno, ou seja, o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco.

 

Em Rolândia

Conforme informado pela previsão do Clima Tempo os termômetros em Rolândia começam com a  semana e se mantém até quarta-feira com temperaturas entre mínima de 19ºC e máxima de 30ºC, com pancadas de chuva pela tarde e pela noite.

De quarta em diante as pancadas de chuva cessam e aí os termômetros começam a subir na quinta-feira, os termômetros podem marcar entre 20ºC e  38ºC e seguirá assim até o final de semana.