Política

Mães se queixam de micro ôbinus lotado com crianças amontoadas

Vídeo e fotos mostram crianças amontoadas, em pé e sem nenhuma segurança sendo transportadas em micro ônibus da prefeitura para as escolas municipais de Rolândia

Todos os dias, 308 alunos da rede municipal, da zona urbana e rural são levadas para as escolas públicas de Rolândia nos dois períodos do dia.

Mães preocupadas com a segurança de seus filhos denunciam que o veículo utilizado para pegar as crianças do Jd. Perazolo e região não atende as normas de segurança e está transportando uma grande quantidade de crianças, bem maior que a capacidade do micro ônibus.

Danny Silva, mãe de uma das crianças de nove anos, relata que somente no Jd. Perazolo o micro ônibus pega cerca de 20 crianças. “Mas ainda tem outros três conjuntos (...) Tem criança que está até passando mal dentro do ônibus”, alerta.

Ana Paula Pirani, gerente no setor de transportes esclarece que ocorreu um problema de manutenção no ônibus da prefeitura que tem capacidade para transportar 52 alunos e por isso teve que fazer o atendimento emergencial com um micro ônibus. A previsão era para o veículo ficar pronto ontem (segunda dia 12)”, lamenta.

ASSISTA

A servidora destaca que a região rural e urbana de Rolândia é muito grande e tem muitos alunos para atender, por isso apenas com os veículos próprios da prefeitura não é possível trabalhar.

 

Existe uma empresa contratada para fazer o fretamento dos alunos da educação, porém o contrato com o município está suspenso desde dezembro do ano passado fazendo com que a prefeitura tivesse que assumir com os veículos próprios. “Não temos capacidade de atendimento por isso precisamos contratar uma empresa terceirizada para esse serviço”, explica. Ela acredita que até esta quarta (13) a empresa fretada retornará com os serviços normalizando os transportes dos alunos.

Jeferson Hadar, proprietário de Vysa Turismo, empresa que presta serviço de transporte escolar para a prefeitura relata que atende o município desde outubro de 2014 e que o contrato é renovado a cada de 12 meses. Ele explica que a última renovação era para ter acontecido dia 30 de setembro do ano passado, com vencimento para setembro de 2019. “(...) porém o município renovou somente até 18/12/2018”, lamenta.

Jeferson revela ter sido informado de que o município estaria seguindo uma recomendação do Ministério Público quanto a um novo processo licitatório ter que ser feito com a modalidade de concorrência.

“Estávamos preparados para participar desse processo, porém o mesmo foi suspenso pelo Tribunal de Contas, por enquanto fomos contratados por processo emergencial”, aponta.

O prefeito em exercício, Roberto Negrão, vai se pronunciar em uma entrevista AO VIVO na tarde desta terça (12) transmitida pelo facebook.cm/manchetedopovo.
(Acesse o link da entrevista aqui)

A prefeitura utiliza quatro micro ônibus, nove Kombis, um Fiat Doblo, e duas vans para atender toda a Zona rural que compreende a estrada dos Pioneiros, São Rafael, Caramuru, Ceboleiro, Três Bocas, Km 7, Casa de Pedra e região rural dos distritos para as escolas municipais.

 

Na zona urbana, os veículos atendem a região do Jd. Perazolo levando os alunos para as escolas, Garrastazu, Parigot, Maria Do Carmo e Geralda Chaves.

Além das crianças o transporte dos professores para os distritos também é feito com estes veículos.