Sociedade

Limpeza na estátua Roland foi feita com sucesso

Na manhã deste sábado, 19 de janeiro, voluntários promoveram a lavagem da estátua Roland

A ação foi realizada por um grupo de voluntários, liderados por Francisco Zagabria e Sérgio Zanetti, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Prefeito Interino Roberto Negrão, a Primeira-Dama Magda Negrão, a Secretária de Cultura e Turismo Flávia Galbero, a Secretária de Planejamento Catarina Schauff,o Deputado Estadual Cobra Repórter, Servidores Municipais, membros dos Conselhos de Turismo, do Conselho de Cultura e da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de Rolândia, além de Munícipes que acompanharam os trabalhos, realizados das 8h às 15h30.

 

Quem é Roland?

Roland é um herói lendário, que lutou junto ao imperador Carlos Magno, por liberdade e justiça. Daí deriva o nome da cidade de Rolândia, pois os pioneiros alemães tinham os mesmos ideais, e a esperança de que, nestas terras, eles se concretizariam.

A Estátua Roland

Localizada na Av. Presidente Vargas, na Praça Roland, entre a Praça Castelo Branco e o Museu Municipal, é uma réplica um pouco menor da estátua que se encontra em Bremen, Alemanha. Foi doada em 1957, por comerciantes bremenses, por ocasião do 25º aniversário de Rolândia, estreitando os laços de amizade entre as duas cidades. Foi construída em pedra Lioz, na Oficina da Firma Schmidt e Schäfer em Bremen, e trazida em blocos, de navio, sendo montada, inicialmente, na Praça Castelo Branco, denominada até a década de 1960 como Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, e posteriormente transferida para a Praça Roland. Passou por duas restaurações, uma em março de 1997, e a segunda em 2008, feita por técnicos da Alemanha, Uwe Frese e Jürgen Henrichs.

Na base da estátua, aos pés de Roland, encontra-se uma figura um tanto disforme, que representa um bravo cidadão bremense. Conta a história que a cidade de Bremen necessitava de mais espaço físico para expandir a área urbana, e que as terras que a circundavam pertenciam a uma nobre, que só aceitou vendê-las, com a seguinte condição: só venderia as terras que o “aleijadinho” da cidade conseguisse percorrer, na certeza de que ele não conseguiria absolutamente nada. Incumbido dessa responsabilidade, e orgulhoso pela confiança nele depositada, num esforço heroico, ele percorreu uma vasta área, dando sua vida e se tornando um símbolo de coragem e heroísmo, assim como Roland.

Sobre o Decreto 8937/2018:

Tendo em vista a necessidade de atuação ágil e permanente do Poder Público na solução dos vários problemas encontrados pela Administração Municipal, foi instituído o Decreto 8937/2018, para regulamentar o desenvolvimento de parcerias entre setor privado e governo, na prestação de serviços do interesse do cidadão.

 

Os interessados em desenvolver parcerias com o Poder Público poderão encaminhar suas propostas à Secretaria Municipal de Administração, para análise, realizando o Protocolo na Prefeitura Municipal, devendo os ajustes delas decorrentes atenderem à legislação em vigor e à forma cabível, que poderá ser patrocínio, colaboração ou apoio. Os interessados também podem procurar as secretarias municipais, para alinhar as doações, de acordo com a área de interesse. Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Administração.

Shopping