Sociedade

Evento em Londrina vai discutir epidemia de obesidade

Maior parte dos brasileiros está acima do peso considerado ideal; cirurgia bariátrica deve ser utilizada com critérios rigorosos

Os dados do Ministério da Saúde são alarmantes: mais da metade da população adulta do Brasil está com sobrepeso. Pior ainda: de cada cinco adultos, um já é considerado obeso.

E o problema só aumenta. Em dez anos, entre 2006 e 2016, o número de obesos brasileiros saltou de 11,8% da população para 18,9%. E a quantidade de gente com sobrepeso passou de 42,6% para 53,8% no mesmo período.

Os números são do Vigitel, pesquisa do Ministério da Saúde que investiga hábitos de vida e fatores de risco de doenças crônicas e que entrevistou 53.210 pessoas.

Tanta gente com quilos a mais reflete em outras doenças. A quantidade de diabéticos cresceu 61,8% em uma década, atingindo atualmente 8,9% da população. Já a hipertensão atinge um a cada quatro brasileiros.

O Ministério da Saúde estima gastar R$ 488 milhões por ano somente para tratar pelo SUS pessoas com problemas relacionados à obesidade.

Para muitos, a solução é a cirurgia bariátrica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entre 2012 e 2017 o número de procedimentos desse tipo realizados no Brasil aumentou 39%.

Tudo isso será amplamente discutido em um evento que acontecerá em Londrina neste mês de junho, o 10 Simpósio Norte Paranaense Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica.

Profissionais se reunião durante dois dias para discutir desde o “Panorama da Obesidade no Brasil”, assunto da palestra de abertura, até temas mais específicos, como Entendendo o Cérebro do Obeso, em uma conferência reunindo um neuropsiquiatra e um psicanalista.

“A cirurgia bariátrica precisa ser discutida e debatida, do ponto de vista multidisciplinar. É um procedimento que mudará a vida do paciente obeso sob vários aspectos. Por isso estamos organizando esse Simpósio”, explica o coordenador científico do evento, Mariano Menezes.

O 10 Simpósio Norte Paranaense Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no auditório da Unimed Londrina.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.hutec.com.br/n/cursos.php

Mais informações pelo telefone: 43 3341-0145.

O Hospital do Coração de Londrina apoia o evento.

Para contato direto com o doutor Mariano Menezes: 43 9-9914-9816.

Link para acessar os dados completos da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde.

http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/abril/17/Vigitel.pdf

 

Shopping