Sociedade

Em Rolândia, Polícia Militar comemora dia do patrono com entrega de medalhas honrosas

Soldados de Rolândia e região foram homenageados nesta data em que se comemora o dia do patrono da Polícia Militar do Paraná
Arte de Rafael Stutz (Foto: Ass, Câmara Municipal de Rolândia)

Em solenidade realizada no auditório da FACCAR (Faculdade Paranaense), em Rolândia, foi comemorado nesta quinta-feira (17), o dia do patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento.

Tendo como presidente na mesa, os trabalhos foram iniciados pelo o Senhor Major José Carlos de Oliveira, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Ele agradeceu a presença de todos e parabenizou o trabalho dos policiais militares homenageados por terem se destacado em diversas ocorrências durante o ano. “Homenageamos os nossos heróis diários que trazem resultados positivos à sociedade”, destaca.

Por recuperar uma motocicleta roubada no dia seis de maio e prender os autores do roubo em menos de 24 horas depois do crime receberam Medalhas de Elogio os soldados, Thiago Shell Gabriel, Anderson Hodas, Guilherme Silva Durães, Hiago Danilo de Oliveira, Henrique Steingenberger, Jhames Felype Prenzler da Silva e Adriano Romeiro doa Santos.

Por desarmar um indivíduo em uma padaria no dia 27 de abril o soldado Felipe Roberto Chagas também recebeu uma medalha de elogio entregue pelo comandante Major José Carlos de Oliveira.

Os soldados Willian Henrique Salomão, Averton Murilo Domingues de Oliveira e Flavio Gilberto Arrabal receberam elogio por não medir esforços no combate ao crime na cidade de Jaguapitã.

Também foram homenageados com medalhas de elogios os soldados, Marcos Vinicius Santi, Diego Fernando da Silva, Bruno João Carneiro, Vinicius Marinho de Lima Masuda.

Estes soldados no dia 29 de abril, em confronto armado com bandidos recuperaram um caminhão roubado carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai.

O Major José Carlos de Oliveira em seu discurso pediu aos policiais que continuem trabalhando com afinco e se dedicando à causa da Polícia Militar e protegendo as famílias do Paraná, de Rolândia e demais município que fazem parte do 15ª Batalhão. “Que se mantenham íntegros, honrados e honestos na execução de suas atividades”, desejou o comandante.

Ele ressalta que a Polícia Militar está 24 horas nas ruas de dedicando à população. “São heróis anônimos dispostos a muitas vezes sacrificar a suas próprias vidas no exercício de suas atividades”, afirma.

Por fim, o Major garante que mesmo diante das mais diversas adversidades a Polícia Militar está sempre dedicada em fazer o melhor possível pelas famílias do Paraná.

CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em1930.

Sarmento faleceu no dia  21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil.