Sociedade

Em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa princesa Mako visita Rolândia

Rolândia, cidade solo sagrado japonês, recebeu nesta quinta-feira, dia 19 de julho, a visita da Princesa Mako Akishino, de 26 anos, filha do Príncipe Fumihito e da Princesa Kiko, que visitaram Rolândia em 2015, e neta do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko.

A Princesa esteve na cidade para celebrar o aniversário de 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e participou de um evento no Imin Center, no Museu Japonês.

Na ocasião, o Prefeito Doutor Francisconi e a Primeira Dama Doutora Nilza Francisconi entregaram à princesa uma miniatura da Estátua Roland doada pelo Servidor Municipal Breno Giesen e uma carta de agradecimento pela visita.

 

A Princesa participou de uma cerimônia em memória dos primeiros imigrantes, inaugurou um monumento sobre a visita, regou um Ipê Branco recém plantado e conheceu as dependências do Museu.

A princesa é formada em Artes e Ciências pela Universidade Gakushuin de Tóquio, fez mestrado em Museologia na Universidade de Leicester na Inglaterra e atualmente está cursando PhD em Artes e Ciências na Universidade Cristã Internacional de Tóquio.

Em sua primeira visita ao Brasil, a princesa Mako chegou ao país ontem, percorrerá 14 cidades de cinco estados (São Paulo, Paraná, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro) até o dia 31 de julho e participará de solenidades comemorativas em lembrança da chegada dos primeiros imigrantes japoneses. O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

 

A comitiva da família Imperial japonesa em Rolândia trouxe o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o Cônsul Geral do Japão em Curitiba Hajime Kimura, o Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná Hiroshi Kamiguchi e autoridades da Casa Imperial.

Participaram também da visita diplomática oficial o Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Vice-Primeira Dama Magda Negrão, o Chefe de Gabinete Victor Hugo Garcia, a Secretária de Planejamento Catarina Schauff, o Secretário de Esportes, Cultura e Turismo Diego Evangelista, a Diretora da Secretaria de Cultura e Turismo Carolina Erdei, o Deputado Federal Luiz Nishimori, os Vereadores Eugenio Serpeloni (Presidente da Câmara), Andrezinho da Farmácia, Irineu de Paula e Edileine Griggio, o Diretor da Câmara Reginaldo Burhoff, o Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) Fábio Iwakura, a Monja Jishun do Templo Budista, o Responsável pelo Museu Japonês de Rolândia Satatoshi Imazu, autoridades, convidados e a comunidade japonesa. O evento foi fechado ao público.

Fonte: Prefeitura Municipal de Rolândia

 

Shopping