Sociedade

Direito à isenção das provas do ENEM se encerra domingo

O exame cria a oportunidade dos jovens ingressarem em um curso superior, mas para fazer a prova de graça o estudante deve ficar atento às datas

No próximo domingo (15) se encerra o prazo para os candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) espera que aproximadamente quatro milhões de pessoas peçam a isenção da prova.

 

Pela primeira vez em 20 anos de Enem, o pedido de isenção será realizado antes o período de inscrição. Assim como os candidatos que tiveram a isenção no ano anterior, mas acabaram faltando nos dias de prova, irão precisar justificar a falta para ter direito à isenção deste ano.

Caso o pedido de isenção seja negado, será possível recorrer a decisão na página do participante, entre os dias 23 a 29 de abril.

Tem direito à isenção: alunos que cursam o último ano do ensino médio de escolas públicas, alunos que sejam bolsistas em escolas privadas e tenham renda per capita igual ou inferior ao valor do salário mínimo atual, quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), quem fez o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima.

As inscrições para a realização das provas referentes á 2018, serão abertas a partir de 7 de maio se encerrando dia 18 do mesmo mês.