Utilidade Pública

Alerta : Adapar informa sobre perigo de sementes não encomendadas recebidas da china

Os pacotes de origem desconhecida não devem ser abertos e devem ser entregues para a Agência

A Agência  de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) alertou sobre o risco de sementes vindas da china como “brindes” em produtos comprados pela internet ou algumas vezes até sem realizar a encomenda. Os casos foram registrados em diversas cidades do Paraná e em outros estados do Brasil.

Segundo o órgão  de defesa agropecuária, as sementes podem trazer consigo pragas e doenças que não existem no país e que podem causar grandes prejuízos as plantações e ao meio ambiente .

Quem encontrar ou receber o produto deve guardar lacrado e entregar o pacote em alguma unidade da Adapar mais próxima ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O pacote deve permanecer lacrado  e o material não pode ser aberto ou descartado.

 

O contato da Adapar é pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo Fale Conosco, disponível em www.adapar.pr.gov.br . Os  Endereços e telefones das unidades podem ser consultados no :http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=375.

Entenda os Casos

Um dos casos que aconteceram no Paraná foi de uma pessoa que realizou uma compra em dezembro do ano passado e só recebeu os pacotes de sementes da mesma origem.  Para outros só se sabe a origem da china e não se sabe a razão do envio

Fonte:AEN / ADAPAR