Vetville
Conheça os sintomas e tratamento da doença

Assim como os humanos, os animais também podem sofrer com os sintomas da gripe. E se não for tratada a tempo, o resfriado pode até causar doenças infecciosas graves, como pneumonia, por exemplo.

A rinotraqueite é causada pela Bordetella bronchiseptica, que pode ser agravada pelo vírus da influenza ou pelo adenovírus, ou mesmo outras bactérias.

 

Os cuidados com os cães devem ser redobrados nas estações outono e inverno onde há baixas temperaturas e clima seco, uma combinação que pode causar uma série de doenças respiratórias no cachorro.

 

De forma geral, é uma doença auto limitante, isto é, em cães saudáveis pode terminar logo sem nenhuma intervenção. Mas em muitos casos necessita de maiores cuidados e medicação, podendo inclusive, agravar-se, culminando em uma pneumonia por infecções secundárias e oportunistas.

 

A gripe é contagiosa, mas a transmissão só ocorre entre os animais da mesma espécie. A gripe do cão não passa para o gato ou vice-versa e muito menos é constituída como uma zoonose, ou seja, não tem transmissão para o homem.

 

Os sintomas da gripe são parecidos em cães e gatos. Espirro, tosse e secreção nos olhos e nariz. A tosse pode ser prolongada e ser confundida com ânsia de vômito ou corpo estranho na garganta. Em alguns casos, pode sim até levar ao vômito. O tratamento tem que ser feito logo para evitar que a doença se agrave.

 

São doenças que deixam o organismo fragilizado, a resistência orgânica cai bastante e aí pode complicar com um quadro de infecção respiratória secundária e talvez até chegar ao óbito.

 

A melhor forma de proteger o pet é com a vacinação. É altamente contagiosa entre animais não vacinados e por essa razão se propaga fácil em ambientes populosos, daí o nome de Tosse dos Canis. Existe tratamento e, principalmente, prevenção. A prevenção se dá através de vacinação injetável ou nasal, e de cuidados gerais no manejo, como locais quentes no inverno e evitar a superpopulação sem vacinação adequada.

 

Evite que o seu pet sofra nesse inverno. Leve-o para uma das duas unidades da Clínica Vet Ville para tomar a vacina contra a gripe.

 

Fonte: g1.globo.com

 

Shopping