Rodrigo Stutz
PROFIS 2018 em Rolândia, um belo incentivo a inadimplência

INADINPLÊNCIA: “Falta de cumprimento de uma obrigação”. É o que diz o pai dos burros (Dicionário)

Agora burrice mesmo é pagar suas contas em dia se você pode ter até 90% de desconto nas multas e nos juros pelo atraso. O Programa de Regularização Fiscal (Profis) está lançado desde o último dia 28 e os devedores podem pagar suas dívidas com a prefeitura com até 90% de descontos nas multas e juros.

Este incentivo ao pagamento das obrigações fiscais com o município deixa de ser uma boa ideia e passa a ser um incentivo à inadimplência quando se torna recorrente a utilização do programa. Além de desrespeitar e frustrar aqueles que pagam suas contas em dia.

A medida usada frequentemente pela prefeitura de Rolândia (e em todas do Brasil) em suma, tem como objetivo ser uma salvação das contas públicas no ano levantando dinheiro rápido para os caixas dos municípios, que via de regra andam sempre com a língua preta.

Porém, segundo matéria publicada na revista VEJA em novembro de 2017, especialistas indicam que “os sucessivos programas de parcelamentos acabam gerando prejuízos bilionários e estimulam a inadimplência”, conclui.

Portanto uma medida que deveria ser a última alternativa para reduzir a lista de devedores no município acaba por se tornar um incentivador aos maus pagadores. Aumentando assim o número de adesões ao programa a cada ano que passa.

No pais do jeitinho, até para pagar as dívidas com a prefeitura o brasileiro encontra formas de enrolar e tirar proveito de quem cumpre com as suas obrigações no prazo. Já que aquele que paga em dia, acaba “sustentando” a cidade por aqueles cidadãos que dão o calote.

Alguém sempre tem que pagar a conta!

Confira a matéria publicada no site da prefeitura de Rolândia dia 28/05/18:

“O Programa de Regularização Fiscal (Profis) 2018 entrou em vigor nesta segunda-feira, 28 de maio. A população já pode procurar o Prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, para regularizar as pendências de impostos atrasados (para débitos de até 31/12/2017). A ação possibilita aos rolandenses a oportunidade de quitar débitos com a Prefeitura, com descontos de até 90% na multa e nos juros. Basta procurar o setor de Tributação no piso térreo da Prefeitura, que fica na Avenida Presidente Bernardes, 809, Centro. Primeira parcela a vista e as demais em 30, 60, 90, 120 e 150 dias”.

Parcelamento Desconto

À vista 90%

2 vezes 85%

3 vezes 80%

4 vezes 75%

5 vezes 70%

6 vezes 65%