Luiz Hauly Filho
“Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado -” Bill Gates

EletroMetalcon

Participei, representante a Fomento Paraná, da 10ª edição do Fórum EletroMetalcon 2018, realizado no Senai de Londrina. Na oportunidade, falei para os participantes do evento que tinha foco na inovação, tecnologia e ética empresarial, sobre a importância e os desafios do Empreendedorismo como um caminho seguro para promover o crescimento do País, a geração de empregos e renda. O Fórum é realizado pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e Materiais Elétricos do Norte do Paraná) e pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná).

Mais microcrédito

A Fomento Paraná tem reforçado sua presença como incentivadora do empreendedorismo no Paraná, firmando parcerias com prefeituras, associações comerciais, treinando agentes de crédito e correspondentes em diversas cidades para expandir a sua base de atuação. Agora a Fomento captou mais R$ 30 milhões do BNDES para financiar operações de microcrédito em todo o Estado. A meta é atingir R$ 65 milhões em microcrédito no ano e, até o momento, o crescimento real já é 20% a mais em relação ao mesmo período de 2017. O microcrédito representa uma ajuda muito grande para estimular os pequenos negócios.

Tributária em 1º lugar

Pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon/SP), com 600 empresários, revela quais as demandas mais urgentes e que merecem mais atenção dos candidatos a presidente. E a Reforma tributária ficou em primeiro lugar com 10,8% dos votos. Isso comprova a importância do projeto de Reengenharia Tributária liderada pelo Deputado Luiz Carlos Hauly, o qual pretende reduzir a quantidade de impostos, simplificar o sistema e também promover a inclusão social por meio da redução da carga sobre quem ganha menos.

Estimular os negócios

Para Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP, a Reforma Tributária é crucial para eliminar um dos entraves que só fazem crescer o Custo Brasil. Para ele, as leis brasileiras já sofreram remendos em excesso. “Não podemos esperar mais para implantar programas que façam diminuir a burocracia, a carga de tributos e, ainda, racionalizar a tributação nacional. O crescimento do país depende disso. O foco do governo na arrecadação deve dar espaço para um ambiente de estímulo aos negócios, com incentivos reais para quem gera emprego e renda”.

Conquista dos lotéricos

Quando houve o rompimento da parceria entre a Copel e a Caixa para o recebimento de faturas de energia elétrica pelas Lotéricas, muitos consumidores reclamaram. Juntamente com os líderes do Sindicato dos Lotéricos, Aldemar Mascarenhas, João Miguel Turcatto e o Deputado Luiz Carlos Hauly, unimos força para reverter essa situação. Felizmente a Governadora Cida Borguetti atendeu esse nosso pedido e a Copel retomou a parceria com a Caixa e por extensão com os Lotéricos. Vitória para os consumidores paranaenses.

Prêmio internacional

Garantir que idosos em asilos bebam a quantidade necessária de água. Esse é o objetivo do projeto da equipe de alunos do Sesi de Americana (SP), campeã da First Lego League World Festival, campeonato mundial de robótica realizado em Houston, nos Estados Unidos, que teve a participação de 108 equipes de 43 países. O tema da competição foi "Hidrodinâmica". Os alunos desenvolveram uma pulseira que funciona em conjunto com um aplicativo para monitorar a quantidade de água ingerida por idosos em asilos.