Campanha Agosto Azul no Paraná incentiva a paternidade responsável

Campanha Agosto Azul no Paraná incentiva a paternidade responsável Destaque

O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído no Estado. Desde então, a Secretaria estadual da Saúde organiza ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino.

Para este ano, a campanha incentiva a paternidade responsável com o slogan “Pai, seja presente”. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (01) no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Segundo o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, entre as intenções da campanha, está a conscientização para o homem cuidar da saúde.

A campanha lembra aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz e sugere atitudes que devem fazer parte da rotina de um pai responsável. A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também participou do evento e afirmou que além de cuidar e preservar a saúde, este mês serve para ensinar os homens a serem mais participativos no ambiente familiar, respeitando a sociedade.

As orientações indicam que o homem precisa envolver-se durante a gravidez, participando das consultas de pré-natal e auxiliando a mulher na tomada de decisões. Também deve se preparar para o nascimento, conhecendo os sinais de alerta de parto e os procedimentos para o dia.

Após o parto, as orientações são incentivar o aleitamento materno, que auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança, e, principalmente, participar do desenvolvimento do filho. Cuidar da própria saúde é fundamental.

Dentre as dicas estão subir e descer escadas, ir ao trabalho a pé ou de bicicleta, realizar atividades ao ar livre, e praticar um esporte regularmente. A alimentação deve conter produtos naturais, como legumes, frutas e verduras.

De acordo com o representante da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, Juliano Mattos Rodrigues, o Paraná é único estado do país a desenvolver uma política estadual para a área.

Durante todo o mês, uma agenda extensa de atividades será desenvolvida por todo o Estado. A programação deve ser verificada diretamente nas regionais de saúde. Mais informações sobre as ações estão no site www.saude.pr.gov.br

Repórter: Leo Gomes

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape